O Poder da Aveia: mais do que um alimento de café da manhã
Empacotado com vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, não é de admirar que os nutricionistas e especialistas em saúde sejam rápidos em recomendar aveia como um de seus principais alimentos de café da manhã.
O poder da aveia
Embora você possa não querer admitir,aveia é realmente bom para você!
Tem vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Assim,especialistas em saúde recomendar aveia como uma de suas principais escolhas de café da manhã.
Uma mistura única de fibra
A aveia é única. Ela é um dos poucos grãos que contêm fibras solúveis e insolúveis. (A cevada é outro.) Na verdade, a aveia tem o mais alto teor de fibra solúvel de qualquer grão. Embora ambos os tipos sejam importantes, fibra solúvel é especialmente útil contra doenças cardíacas, e pode ajudar no controle do açúcar no sangue. Alguns dos benefícios à saúde incluem:
Reduzir o colesterol. A aveia é conhecida como sendo saudável para o coração. Isto é principalmente devido ao seu conteúdo de fibra solúvel, que pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol "mau"), reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Baixar pressão arterial. A aveia é considerada um grão inteiro. Estudos identificaram vários fatores dietéticos que podem contribuir para a redução da pressão arterial, se houver uma ingestão de pelo menos três porções de grãos integrais por dia.
Controlar o açúcar no sangue. A fibra solúvel de aveia pode evitar que o açúcar no sangue suba muito rapidamente depois de comer. A maioria das aveias instantâneas contém elevado teor de açúcar ou são muito processadas para ter um efeito positivo sobre o açúcar no sangue.
Saúde digestiva. Ambos os tipos de fibra promovem movimentos intestinais regulares e ajudam a prevenir a prisão de ventre.
Controle de peso. A fibra solúvel de aveia absorve uma grande quantidade de água, ajudando você a se sentir satisfeito por mais tempo.
Tipos de aveia
Ao contrário de muitos outros cereais, a maioria dos produtos com aveia geralmente se mantém rica em nutrientes tanto na forma de farelo quanto de gérmen.
grão de aveia: núcleo inteiro de aveia.
grãos de aveia cortados em pedaços menores.
grãos de aveia cortados, cozidos no vapor e laminados.
farinha de aveia instantânea: produzida ao cozinhar parcialmente os grãos e, em seguida, rolá-los muito finos. Alguns nutrientes são perdidos no processo, enquanto que o açúcar, o sal e outros ingredientes são muitas vezes adicionados para tornar o produto acabado.
farelo de aveia: a camada externa do grão, encontrada em flocos de aveia. Rico em fibra solúvel, que é muitas vezes vendido separadamente e pode ser acrescentada às receitas ou utilizada como um cereal quente.
Mais do que apenas um alimento de café da manhã
Experimente estas ideias saborosas para a adição de aveia a sua dieta:
Substitua até um terço da farinha em pães, biscoitos, bolos e bolinhos por aveia em flocos.
Adicione aveia às receitas à base de carne, como bolo de carne ou almôndegas.
Use aveia em empanados de peixe e frango.
Adicione algumas colheres de sopa de aveia em flocos em iogurtes desnatados, juntamente com uma porção de nozes e frutas picadas.
Use leite desnatado em vez de água ao cozinhar aveia. Isso adiciona proteína extra e cálcio, e dá uma boa textura cremosa.
Use aveia como cobertura de:
frutas vermelhas secas, pedaços de nozes e um fio de mel
passas, canela e uma pitada de açúcar mascavo
nozes picadas e maçãs em cubos
uma colher de iogurte desnatado puro e pêssegos em cubos ou geleia de frutas
purê de maçã
Lembre-se que para colher o máximo de benefícios, use aveia como parte de uma dieta saudável, que inclua frutas, legumes, feijões, proteínas magras e outros grãos integrais.
Como Fazer Mingau de Aveia
4 Métodos:Preparando um mingau de aveia em flocos grossos Cozinhando aveia laminada Cozinhando um mingau de aveia instantânea Preparando mingau de aveia de outras maneiras
Além de ser fácil de preparar, o mingau de aveia também é uma ótima forma de adicionar mais fibras à dieta. É possível personalizar o mingau para torná-lo mais consistente, doce ou salgado adicionando ingredientes como nozes e bagas, mel ou manteiga e sal. Além de mostrar os diferentes tipos de mingau possíveis, este artigo também ensinará as diversas formas de prepará-los.
Método 1 de 4: Preparando um mingau de aveia em flocos grossos
Despeje uma xícara (240 ml) de água em uma panela e coloque-a sobre o fogão. Para preparar mais mingau, adicione uma xícara de água por porção extra.
Ferva a água. Fazê-lo resultará em um mingau mais firme, com grãos de aveia bem definidos. Caso queira um mingau mais cremoso, comece colocando a aveia na água e só depois a ferva.

Coloque ½ xícara (40 g) de aveia em flocos grossos na panela. Para preparar mais mingau, acrescente 40 g de aveia para cada porção extra. A aveia em flocos grossos é a mais utilizada no preparo do mingau tradicional, consistindo de grãos de aveia inteiros descascados e amassados.
Cozinhe os flocos de aveia e mexa-os constantemente com uma colher. Depois de algum tempo, a aveia começará a absorver a água e ficará mais espessa.
Se desejar, adicione alguns condimentos e coberturas. Alguns condimentos podem ser adicionados à aveia enquanto ela está cozinhando, enquanto outros ficam melhores se adicionados ao mingau pronto. Seguem algumas sugestões:

Para um mingau salgado, adicione uma pitada de sal e um pouco de manteiga.
Para preparar um mingau mais doce, incorpore um pouco de mel ou xarope de bordo. Uma alternativa consiste em usar um pouco de canela e açúcar mascavo.
Para obter um mingau mais consistente, acrescente algumas passas ou cranberries secas. Como alternativas, use amêndoas fatiadas ou nozes em pedaços.

Cozinhe a aveia por cerca de cinco minutos ou até obter a textura e consistência desejada. Quanto mais tempo a aveia cozinhar, mais espesso e cremoso ficará o mingau.
Quando o mingau estiver cozido, você poderá cobrir a panela com a tampa e deixá-lo descansar (fora do fogo) por 2 minutos. Fazê-lo permitirá que a aveia absorva toda a umidade adicional.

Sirva o mingau em uma tigela funda. É possível adicionar algumas coberturas para realçar o sabor e torná-lo ainda mais consistente.
Seguem algumas ideias de coberturas:
Para preparar um mingau mais doce, use açúcar mascavo, canela, mel ou xarope de bordo.
Para um mingau mais cremoso, adicione um pouco de creme de leite ou manteiga.
Para preparar um mingau frutado, adicione um pouco de leite ou creme de leite e cubra-o com mirtilos, pêssegos picados ou morangos fatiados. Você também poderá acrescentar cubos de maçã e uma pitada de canela.
.Dicas
Experimente acrescentar mais coberturas, como frutas secas ou mel.
Uma boa ideia consiste em preparar uma grande quantidade de mingau e conservá-lo na geladeira. Assim, você poderá retirar a quantidade desejada, adicionar uma ou duas colheres de sopa de água ou leite e reaquecer o mingau no micro-ondas. É possível armazenar mingau na geladeira por até 3 dias.