VITAMINAS
As melhores aliadas da juventude física e mental

As vitaminas são imprescindíveis para ver bem, conservar a elasticidade da pele, cuidar dos ossos, alimentar a memória… E, sobretudo, para manter o seu sistema imunológico em pleno rendimento. Será que está a ingeri-las em quantidade suficiente?


O delicioso robalo, a fruta do pequeno-almoço, a salada de frango ao jantar… Todos os grupos de alimentos aportam vitaminas essenciais para que o seu organismo funcione como um relógio.


Sem dúvida que nem sempre nos alimentamos bem ou porque comemos de forma incorrecta ou porque cozinhamos de forma pouco adequada.


Esses erros devem ser corrigidos para garantir a ingestão de vitaminas A, C, Biotina, B2 nas quantidades que necessita.


A melhor opção é comer os alimentos crus ou cozinhá-los o mínimo tempo possível para aproveitar todos os seus nutrientes.


Sumos: sempre que fizer um sumo, beba-o de imediato, 20 minutos depois da sua elaboração terá perdido mais de metade das suas propriedades e vitaminas.


Vegetais frescos: coma-os crus sempre que seja possível, por exemplo, em saladas.


Vegetais cozinhados: Coza-os em pouca água e não se descuide com o tempo de cozedura. Aproveite o caldo é uma fonte de nutrientes.



10 alimentos que previnem o envelhecimento

Os conselhos gerais para uma dieta anti-envelhecimento são: mantenha baixa sua ingestão de calorias e gorduras saturadas; coma bastante grãos integrais, sementes oleaginosas, frutas e legumes; e diminua o consumo de açúcar e sal. Além dessas dicas gerais, existem alimentos específicos que desempenham um importante papel na luta contra o envelhecimento e que deveriam ser incluídos com frequência na sua dieta.
Esses alimentos ajudarão seu organismo a combater o dano causado pelo processo de envelhecimento. Inclua-os em sua dieta para ganhar os benefícios das vitaminas, antioxidantes e outras substâncias saudáveis.
Dica importante: Manter-se 5 a 10% abaixo do seu peso ideal é uma boa estratégia para combater os efeitos do envelhecimento no corpo e na mente.

1. Abacate: Essa fruta é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol LDL (“ruim”) e aumentar o HDL (“bom”), além de ser bom para a saúde do coração e do sistema nervoso. É também uma fonte rica em vitamina E, que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e mantê-la saudável. Vitamina E também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor. O abacate também é rico em potássio, que previne a retenção de líquidos e a hipertensão.

2. Frutas escuras: Frutas escuras como a amora, mirtilo, uvas roxas e framboesas são riquíssimas em compostos fitoquímicos chamadosflavonóides, que são antioxidantes super poderosos que auxiliam a proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres e pelo processo natural de envelhecimento.
3. Vegetais crucíferos: O grupo dos vegetais crucíferos inclui o brócolis, repolho, couve-flor, couve de bruxelas, couve, rabanete, dentre outros. Esses legumes auxiliam o corpo em sua luta contra toxinas e o câncer. Você deve tentar consumir ao menos 115 gramas desses legumes por dia. Se possível, coma-os crus, ou levemente cozidos, para preservar as importantes enzimas e vitaminas que produzem esse efeito.

4. Alho: Comer um dente de alho ao dia (cru ou cozido) auxilia na prevenção ao câncer e doenças cardíacas. Ele pode reduzir em até 50% o risco de câncer, além de prevenir contra coágulos e placas de gordura no sangue.
5. GengibreEssa raiz picante dá uma força extra para os sistemas digestivo e circulatório, o que é muito útil para pessoas mais idosas. Gengibre também auxilia a aliviar dores reumáticas. Ele é também um potente anti-inflamatório, e já se sabe que a inflamação é uma das grandes causas do envelhecimento precoce.
6. Chá verde: O chá-verde tem grandes concentrações de potentes antioxidantes que auxiliam as células do corpo a combater os radicais livres, que causam danos aos órgãos do corpo. Ele também possui pequenas concentrações de cafeína, o que ajuda a dar um dose de energia extra. Além disso, o chá verde é barato e pode ser tomado todos os dias.

7. Melancia: Ambas a polpa e as sementes da melancia são altamente nutritivas, então faça um suco com as duas partes da melancia, usando um liquidificador ou multi-processador. A polpa é rica em vitamina A, vitamina B e vitamina C; e as sementes contém selênio, ácidos graxos essenciais, zinco e vitamina E: todos potentes nutrientes de grande importância no combate aos radicais livres e no dano causado por eles.

8. Espinafreo espinafre é uma verdura incrivelmente nutritiva e seus benefícios para os olhos têm sido assunto de pesquisas na comunidade científica. O espinafre contém um fitonutriente chamado luteína, que éindispensável na saúde dos olhos e da visão, prevenindo doenças da córnea e outras degenerações do órgão ocular, e ajudando a manter a vista boa. Além disso, o espinafre contém outros fitonutrientes que previnem o câncer e combatem a inflamação e processos celulares degenerativos. Ou seja, Popeye já sabia o que era bom!

9. Nozes: Quase todas as sementes são boas fontes de minerais, principalmente as nozes e as castanhas do Pará. Apesar de calóricas, as nozes são ricas em potássio, magnésio, ferro, zinco, cobre e selênio. Adicionar nozes à sua dieta é fácil, basta triturá-las e colocar por cima de saladas e sobremesas. Elas auxiliam na função do sistema digestivo e fortificam o sistema imune, responsável por combater doenças e infecções, além de melhorarem a aparência da pele. Aviso: nunca coma nozes rançosas, com gosto estranho, pois elas contém alto nível de radicais livres.

10. Chocolate amargo: Apesar de ser um vilão das dietas, o chocolate – doce feito do cacau – é rico em antioxidantes e flavonóides que são super saudáveis e ajudam a combater os radicais livres. Ele promove a saúde do sistema cardiovascular, do sistema nervoso, baixa os níveis de colesterol ruim e diminui a pressão arterial; além de conter serotonina, que combate a depressão, e liberar endorfinas, que dá aquela característica sensação de prazer. Na hora de comer o chocolate, sempre escolha o meio-amargo, ou aquele com maior teor de cacau (algumas lojas vendem chocolate com até 70% de cacau). Evite o chocolate ao leite, pois ele tem baixo teor de cacau e é cheio de açúcar.